14-16.11.08 REUNIÃO DA E.E.A. 2008 EM LISBOA
Foi nos passados dias 14-16 de Novembro que a 12ª Reunião Científica Anual da E.E.A. (European Elasmobranch Association) tomou lugar em Lisboa, sob o patrocínio simpático do Oceanário de Lisboa. A Reunião contou com mais de 100 participantes de mais de uma dezena de Países.
  • Clique aqui para ver mais algumas fotos (Fotografias de grupo de Alexei Orlov :-).
  • Clique aqui para descarregar a lista de participantes e respectivos contactos.
  • Clique aqui para aceder aos abstracts da conferência.
  • Clique aqui para descarregar uma versão grande da fotografia de grupo.

  • The 12th Scientific Meeting of the European Elasmobranch Association took place last 14-15 November at the Oceanário de Lisboa, who generously supported this event. The meeting welcomed over 100 participants from 17 different countries!
  • Click here to see some more photos (Group photos courtesy of Alexei Orlov :-).
  • Click here to download the list of participants and their contacts.
  • Click here to download all the abstracts.
  • Click here to download a large version of the Group Photo.
  •  
     
    14-16.11.08 REUNIÃO DA E.E.A. 2008 EM LISBOA
    Dez anos depois da primeira reunião da EEA em Portugal a APECE volta a receber a mais prestigiada organização Europeia dedicada à conservação de tubarões e raias. Não percam esta oportunidade de apresentar os vossos resultados e observar o que a nata da classe científica mundial anda a fazer sobre este tema fascinante! Toca a marcar no calendário: Lisboa, 14 a 16 de Novembro.
     
     
    07.11.08 FESTIVAL DE CINEMA DO FUNCHAL
    A APECE foi convidada para fazer parte do painel que debateu o famoso, e controverso, filme Sharkwater, exibido no lançamento do Festival Internacional de Cinema do Funchal.
     
     
    20.07.08 TORNEIO ZUCA PESCA AO TUBARÃO 2008
    Pelo sétimo
    ano consecutivo, a APECE associa-se ao Zuca no seu torneio anual de pesca ao tubarão. Mas este não é um Torneio de Pesca tradicional, já que todos os animais pescados são marcados e libertados. A APECE tem vindo a promover esta prática desde o seu início e o Clube Zuca é um dos seus principais apoiantes. Até à data já foram marcados mais de 5 centenas de tubarões em Portugal, com mais de 50 recapturas.
     
     
    01.04.08 E AINDA MAIS UMA BOLSA
    Parabéns à Joana da Silva, que recebeu uma Bolsa da APECE. A Joana já está em Lowestoft, a trabalhar com Raja clavata e Squalus acanthias para o seu Mestrado, pelo que entregámos o cheque à mãe da Joana. Boa sorte e ficamos à espera de notícias do Reino Unido! Clique
    AQUI para ver todas as bolsas que a APECE já atribuiu.
     
     
    06.03.08 SHARK ACTION PLAN
    Finalmente, mais de dez anos depois da FAO ter recomendado o estabelecimento de Shark Action Plans em países de todo o mundo, a União Europeia dá início ao processo de consulta para a redacção do plano que irá proteger os elasmobrânquios em águas europeias. A APECE tem trabalhado de mãos dadas com a Shark Alliance nesta matéria e foi convidada a apresentar a sua perspectiva ao Parlamento Europeu, no dia 6 de Março de 2008. A APECE irá defender uma forte
    redução da frota pesqueira, já que as medidas técnicas, de esforço e de capturas (malhagens, etc.) aplicadas até à data têm sido ineficazes. Aliás, é de conhecimento geral, no sector, que a frota de pesca Europeia está grosseiramente sobre-dimensionada, tornando este sector muito pouco sustentável de pontos de vista biológicos e financeiros. Clique AQUI para ver o cartaz em tamanho real.
     
     
    30.01.08 MAIS UMA BOLSA
    Parabéns à Patrícia Silva, que recebeu mais uma Bolsa da APECE, que irá financiar parcialmente a sua estadia em Bimini. À semelhança de muitos outros estudantes, a Patrícia vai terminar a sua licenciatura em Biologia Marinha e Biotecnologia (na E.S.T.M., Peniche) estudando tubarões limão nas Bahamas, com o famoso Prof. Samuel Gruber.

    Clique AQUI para ver todas as bolsas que a APECE já atribuiu.

    E clique AQUI para ler o fantástico relatório preparado pela Patrícia.

     
     
    03.01.08 TUBARÃO BRANCO APANHA FOCA
    O fotógrafo inglês Chris Taylor fotografou uma foca morta que arrojou à costa. A foca tinha uma valente dentada com aproximadamente 33 cm de diâmetro, levando os locais a suspeitarem fortemente de que a mesma terá sido dada por um tubarão-branco. O aspecto interessante desta notícia é que este tipo de evento não é regular nesta área e estas ocorrências levam-nos a pensar, mais uma vez, que o aquecimento global possa estar a condicionar muitos comportamentos animais.. Clique nos links seguintes para ver imagens adicionais captadasr: FOTO 1, FOTO 2, FOTO 3, FOTO 4 e FOTO 5.
     
     
    04.12.07 PALESTRAS
    Ao longo dos últimos anos muitas têm sido as palestras dadas por membros da direcção. Clique AQUI para ver todas as palestras que a APECE já deu.
     
     
    09.11.07 REUNIÃO SHARK ALLIANCE
    No dia 9 de Novembro, membros da Shark Alliance reuniram-se em Bruxelas para entregar 20.000 petições de vários países europeus. As petições pediam para que a Comunidade Europeia cria-se um plano de protecção para espécies de tubarões ameaçadas e para que se imponham limites à pesca comercial.
     
     
    05.10.07 BOLSAS APECE
    A APECE já atribuiu vários apoios. Csilla Ari (na foto - Setembro 2004), apoio para suportar despesas de deslocação dos seus estudos com Manta birostris em Lisboa e outros Mobulidae no México e Tailândia. Clique AQUI para ver todas as bolsas que a APECE já atribuiu.
     
    11.09.07 TUBARÕES EM RISCO
    No dia 11 de Setembro, reuniram-se em Lisboa vários especialistas internacionais com o objectivo de construir um plano de conservação comunitário. Portugal possui a segunda maior frota de navios de pesca de palangre de superfície. Todos os anos milhares de tubarões são capturados, principalmente tintureiras, anequins e tubarões raposa, que alimentam o mercado mundial de barbatanas. O tesoureiro da APECE, João Correia, foi um dos participantes na conferência e salientou que muitas destas espécies evidenciam sinais de sobreexploração.
    09.09.07 TORNEIO ZUCA PESCA AO TUBARÃO
    Realizou-se em Sesimbra a sexta edição do torneio ZUCA 'pegar e largar' de pesca ao tubarão. A edição deste ano foi um completo sucesso, tendo vencido a competição a embarcação 'Daniel' que marcou um total de 10 tintureiras (com comprimentos dos 85 aos 110 cm) e um anequim (Isurus oxyrinchus) com 152 cm.
    15.08.07 COLABORAÇÕES APECE
    A APECE continua activamente envolvida em projectos de investigação. Nos últimos dois anos, uma extensa colaboração com o centro de investigação Marine Biological Association e o programa EUTOPIA, levou já à colocação de transmissores electrónicos em tintureiras (Prionace glauca - na fotografia) e peixes lua ao largo de Plymouth, Lagos, Faro e nos Açores. Num futuro próximo, irão também ser colocados transmissores de satélite em anequins.
    29.07.07 PROGRAMAS APECE
    Em 2001, a APECE iniciou o seu primeiro programa de investigação científica - o Programa de Marcações. Ao abrigo deste programa já foram marcados centenas de tubarões e recapturados 50. Em 2003 iniciou-se o Programa de Amostragens em lotas no qual já foram amostrados nos últimos quatro anos milhares de tubarões. Finalmente, em 2005 inaugurou-se o Programa de Observadores a bordo de embarcações de pesca comercial. De alguns destes projectos resultou já a publicação de trabalhos em revistas científicas internacionais... mais se seguirão brevemente.
     
    04.06.07 BOLSA DE APOIO APECE
    A APECE, pela mão do João Correia, concedeu à Helga Rodrigues, aluna da Escola Superior de Tecnologia do Mar de Peniche, uma bolsa de €250. Parabéns à Helga que vai para Bimini estudar tubarões-limão (Negaprion brevirostris). Clique AQUI para ver todas as bolsas que a APECE já atribuiu.
     
     
    02.06.07 DIA DO ANIMAL
    A Câmara Municipal de Peniche organizou o evento, Dia do Animal: Tubarões, Raias e Cações que contou com a participação de várias crianças.
     
     
    12.04.07 OCEANÁRIO DE LISBOA LIBERTA MANTA
    O Oceanário de Lisboa reintroduziu a Manta birostris no seu habitat natural, no dia 12 de Abril. A operação realizou-se ao largo do cabo Espichel, local onde é conhecida a passagem desta espécie, e foi a primeira do género a nível mundial, envolvendo uma complexa operação logística de meios e recursos.
    Após cerca de quatro anos no Oceanário, o exemplar da maior espécie de raias do mundo mede 3,5 metros e encontra-se em óptimas condições de saúde.
     
     
    28.02.07 MARCAÇÃO DE PEIXES LUA
    A APECE colaborou hoje na colocação de dois transmissores de satélite em peixes lua, Mola mola. A marcação destes animais insere-se num projecto de investigação científica conjunto entre a Universidade de Swansea e o MBA, ambas instituições do Reino Unido. A operação contou também com o apoio das empresas Tunipex e FlyingSharks.
     

    mail@apece.pt
    Rua Jorge Castilho 1613, 7ºC
    1900-272 Lisboa
    Portugal
    Telefone: (+351) 96 732 7937
    Vídeofone: 300 302 055
    Fax: (+351) 21 840 4364

    Qualquer pessoa que se interesse por elasmobrânquios é bem vinda à APECE. Basta enviar-nos um e-mail com as seguintes informações:

    1. Nome:
    2. Data de nascimento:
    3. Morada p/ correspondência:
    4. Código postal:
    5. Telefone/telemóvel:
    6. Fax:
    7. E-mail:
    8. N.º de B.I.:
    9. Habilitações académicas:
    10. Afiliação/cargo:
    11. Como descobriu a APECE?

    As quotas são de €25/ano e destinam-se unicamente a custear despesas decorrentes do funcionamento da associação, ex. correio para os sócios, etc. Os sócios da APECE tornam-se automaticamente membros da European Elasmobranch Association e recebem a newsletter oficial deste organismo, SharkFocus.

    As quotas podem ser pagas por vale postal, cheque (endereçado à APECE) ou por transferência bancária:

    A partir da Caixa Geral de Depósitos: conta número 0106 002311 230
    A partir de outros bancos: NIB 0035 0106 0000 2311 230 55