21.11.28 REUNIÃO COM MARIA DAMANAKI
Menos de duas semanas depois da entrada da APECE para a (PONG-Pesca) a APECE juntou-se a alguns membros da Plataforma numa reunião histórica com a Comissária Europeia para as Pescas, Maria Damanaki.

A PONG-Pesca foi a única organização não governamental a manter uma reunião com a Comissária Damanaki. Na reunião, Gonçalo Carvalho (representante da Sciaena), entregou um documento à Comissária Damanaki, no qual as organizações membras da Plataforma forneceram sugestões construtivas relativamente à revisão da Política Comum de Pescas.

A APECE aproveitou para solicitar à Comissária, e respectivo staff, o apoio na votação anti-finning que se avizinha em Bruxelas. A Comissária expressou os seus desejos fervorosos de que ganhe a proposta que prevê o desembarque dos tubarões com as barbatanas.

Paralelamente, a APECE ainda aproveitou para solicitar que Centrophorus lusitanicus seja adicionado à lista de espécies de tubarão de profundidade sujeitos a TAC, uma vez que todas as espécies de tubarão de profundidade têm vindo a ser desembarcadas como C. lusitanicus (única espécie que não está na lista) desde a entrada em vigor desta regulamentação. Resultado prático: zero redução nas capturas e os dados de desembarques tornaram-se completamente irrelevantes, porque os desembarques de todas as espécies estão, agora, aglomerados em uma única. :S

Clique AQUI para ler o Comunicado à Imprensa que a PONG-Pesca emitiu.

 
 
21.11.16 APECE ENTRA PARA A PONG-PESCA
Foi com muito prazer que, no dia do mar, a APECE passou a pertencer à Plataforma das Organizações Não Governamentais para a Pesca (PONG-Pesca). Esta jovem organização conta apenas com dois anos mas tem vindo a desenvolver um trabalho verdadeiramente impressionante em defesa da exploração sustentável do mar, sempre em estreita ligação com o sector das pescas porque, afinal, biólogos e pescadores querem exactamente a mesma coisa: mais peixes no mar.

A PONG-Pesca já foi auscultada, por diversas vezes, pelo Governo Português em matérias ligadas à pesca e conta, nas suas fileiras, com diversos profissionais do sector. Resta à APECE esforçar-se por não desiludir os restantes membros da Plataforma e agradecer o convite simpático!

 
 
21.11.11 HOTÉIS CHINESES SEM SOPA DE BARBATANA DE TUBARÃO!
O INACREDITÁVEL aconteceu! Graças a vídeos como este e pressões de múltiplas organizações ambientais (incluindo a APECE, SharkAlliance e tantas outras), o famoso grupo hoteleiro Peninsula baniu a sopa de barbatana de tubarão dos seus menus. Este gesto profundamente simbólico marcou uma tendência que já está a ser seguida por outros hotéis asiáticos!
 
 
21.11.11 MAIS UMA RECAPTURA
No mesmo dia em que chegou a nossa 64ª recaptura chegou-nos ainda a 65ª (!), que vem do Norte de Espanha.

Desta vez tratou-se de uma Tintureira também marcada com 90 cm no Torneio Zuca de 19-09-2009 (à semelhança da anterior!) mas que foi recapturada por pescadores comerciais quase dois anos depois com exactamente 137 cm. Estes dados são muito curiosos, porque são praticamente idênticos aos da recaptura anterior (notícia anterior), diferindo apenas no local de recaptura.

 
 
21.11.11 MAIS UMA RECAPTURA
A nossa 64ª recaptura chega-nos do sul de Inglaterra, onde uma Tintureira (marcada com 90 cm no Torneio Zuca de 19-09-2009) foi recapturada por pescadores desportivos quase dois anos depois com aprox. 137 cm.
 
 
14.11.11 MAIS UMA BOLSA: ILENA ZANELLA
Lembra-se da Ilena Zanella, jovem estudante da Costa Rica que está a desenvolver um trabalho de conservação super interessante? Foi com muito prazer que atribuímos 250 euros à Ilena para a ajudar a apresentar os seus resultados na conferência anual da European Elasmobranch Association em Berlim.

Parabéns, Ilena!

Clique AQUI para ver outras bolsas atribuídas pela APECE.

 
 
01.11.11 TUBARÕES NO BIOSFERA
A A.P.E.C.E., e outras organizações, estiveram no Biosfera! Clique AQUI para ver.
 
 
23.10.11 III SEMANA DA PROTECÇÃO DO TUBARÃO NO MUSEU DO MAR REI D. CARLOS EM CASCAIS
O encerramento da III Semana Semana da Protecção do Tubarão em Portugal no Aquário Vasco da Gama foi um estrondo dos diabos, graças à participação super activa das muitas crianças na sala, que ajudaram o João Correia a demonstrar como comem várias espécies de tubarões, como são marcados pelos biólogos marinhos e, até, como se deve ajudar uma pessoa que tenha sido picada por uma raia!

Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao Zoomarine, Sea Life Center Porto, Museu do Mar Rei D. Carlos e Aquário Vasco da Gama a sua colaboração preciosa, bem como à Carla Castelo pela moderação fantástica e Helena César & Nádia Novais pela divulgação.

E, atenção, quem ainda "não carregou no botão para salvar o tubarão", toca a clicar AQUI para assinar a PETIÇÃO que pede aos nossos representantes, em Bruxelas, que redijam legislação que proteja os tubarões em águas europeias.

AQUI ficam algumas imagens do evento no Aquário Vasco da Gama.

E aqui vão algumas referências na imprensa acerca da III Semana da Protecção do Tubarão em Portugal:

 
 
22.10.11 III SEMANA DA PROTECÇÃO DO TUBARÃO NO MUSEU DO MAR REI D. CARLOS EM CASCAIS
O debate no Museu do Mar Rei D. Carlos, em Cascais, foi super animado! Agradecemos calorosamente aos participantes (incluindo os membros do público muito participativo) e, muito especialmente, à nossa extraordinária moderadora, Carla Castelo, jornalista ambiental da SIC.

Na foto podemos ver - da direita para a esquerda - os membros do painel do animado debate:

  • Carla Castelo (moderadora), SIC
  • Francisco Ferreira, Quercus
  • Joaquim Afonso, Geota
  • Fernando Reis, Vida Vida / APECE
  • Jorge Botelho, Neptuno / APECE
  • João Correia, Flying Sharks & ESTM / APECE

Não se esqueçam de clicar AQUI para assinar a PETIÇÃO que serve de mote às actividades deste ano.

E cliquem AQUI para ver as fotos deste evento.

 
 
21.10.11 III SEMANA DA PROTECÇÃO DO TUBARÃO NO SEA LIFE CENTER PORTO
Hoje tivemos uma plateia cheia no Sea Life Center do Porto!

E, amanhã (Sábado), estaremos no Museu do Mar Rei D. Carlos em Cascais. Cliquem AQUI para descarregar o convite e DIVULGUEM-NO.

Domingo estaremos no Aquário Vasco da Gama às 15h00. A entrada em todos os eventos é GRATUITA!

Cliquem AQUI para descarregar o cartaz e DIVULGUEM-NO por TODOS os vossos contactos de email e redes sociais! Temos uma mensagem IMPORTANTE a divulgar este ano!

E podem clicar AQUI para assinar a PETIÇÃO que serve de mote às actividades deste ano.

Contamos convosco! Apareçam e tragam amigos!

E cliquem AQUI para ver as fotos do evento no Sea Life Porto.

 
 
17.10.11 III SEMANA DA PROTECÇÃO DO TUBARÃO ARRANCA NO ZOOMARINE
Já arrancou a III Semana da Protecção ao Tubarão em Portugal, com um evento fantástico no Zoomarine!

Sexta-feira estaremos no Sea Life Center do Porto às 19 horas. A entrada é GRATUITA!

E, no Sábado, estaremos no Museu do Mar Rei D. Carlos em Cascais. Cliquem AQUI para descarregar o convite e DIVULGUEM-NO.

E cliquem AQUI para descarregar o cartaz e DIVULGUEM-NO por TODOS os vossos contactos de email e redes sociais! Temos uma mensagem IMPORTANTE a divulgar este ano!

Entretanto, também podem clicar AQUI para assinar a PETIÇÃO que serve de mote às actividades deste ano.

Contamos convosco! Apareçam e tragam amigos!

E cliquem AQUI para ver as fotos do evento.

 
 
06.10.11 III SEMANA DA PROTECÇÃO DO TUBARÃO
Vem aí a III Semana da Protecção ao Tubarão em Portugal!

Cliquem AQUI para descarregar o cartaz e DIVULGUEM-NO por TODOS os vossos contactos de email e redes sociais! Temos uma mensagem IMPORTANTE a divulgar este ano!

Entretanto, também podem clicar AQUI para assinar a PETIÇÃO que serve de mote às actividades deste ano.

Contamos convosco! Apareçam e tragam amigos!

E cliquem AQUI para ver algumas fotos do ano passado.

 
 
01.10.11 APECE NA CONFERÊNCIA TEDx EM ÓBIDOS
A APECE estará presente na reputada Conferência TEDx Óbidos. Cliquem no link para mais detalhes e cliquem em www.ted.com para conhecerem melhor estas palestras fabulosas.

 
 
23.09.11 OBSERVAÇÕES EM BIODIVERSITY4ALL
Cliquem AQUI para ver as CENTENAS de observações da APECE registadas no portal Biodiversity4all.

 
 
24.08.11 MAKE THE PUSH
Depois de anos de promessas de Bruxelas, chegou a hora de lembrar aos Membros do Parlamento Europeu que nos prometeram um Shark Action Plan Europeu que visa proteger os tubarões das nossas águas.

Cliquem AQUI para assinar a petição e DIVULGUEM-NA por todos os V/ contactos, Facebook, blogoesfera, Twitter, etc.

 
 
24.08.11 TUBARÕES NO ALGARVE
E que tal o pânico recente, que se registou no Algarve, devido ao aparecimento de tubarões junto à costa? Divertido, não?

Mais divertido ainda foi o media frenzy que se desenvolveu em torno da notícia original. Recomendamos que vão ao Correio da Manhã online e coloquem "tubarões algarve" no motor de busca. Divirtam-se com os resultados e, já agora, tentem distinguir os artigos que contaram com a colaboração da APECE daqueles que não. :-)

Aproveitamos para divulgar um texto curioso redigido pelo colega brasileiro Marcelo Szpilman. Podem lê-lo clicando AQUI.

 
 
16.08.11 BARBATANAS DORSAIS
Lembram-se da Anabela Maia, que já recebeu uma Bolsa da APECE e que viu o seu trabalho de doutoramento divulgado recentemente no prestigiante National Geographic Channel?

Podem clicar AQUI para ler um artigo super interessante que a Anabela escreveu sobre o trabalho que tem vindo a desenvolver na University of Rhode Island.

Parabéns, Anabela! E, como dizem por aí, Keep up the good work! :-)

 
 
10.08.11 "Devoluções” de peixe morto ao mar divulgadas no programa “Hugh’s Fish Fight”, dia 14 de Agosto, na RTP2
Figuras públicas portuguesas, como Sílvia Alberto e Virgílio Castelo, manifestaram o seu apoio à campanha Fish Fight, que pede um ponto final à prática de deitar peixe consumível ao mar. Nas chamadas "devoluções", mais de um milhão de toneladas de peixe são deitadas ao mar, todos os anos, em águas europeias, devido aos regulamentos da UE. Entretanto, chega a Portugal o programa de TV - premiado com um BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) - "Hugh’s Fish Fight", que lançou esta campanha para tentar mudar as leis da UE.

Com apresentação de Hugh Fearnley Whittingstall, chef britânico e impulsionador da campanha alimentar, o sucesso de "Hugh’s Fish Fight" tem sido fenomenal. Até ao momento, mais de 700.000 pessoas assinaram a petição da Fish Fight para a reforma da Política Comum das Pescas.

CHEGOU A ALTURA DOS PORTUGUESES PARTICIPAREM E DIZEREM O QUE PENSAM EM RELAÇÃO AO FUTURO DA PESCA EM ÁGUAS EUROPEIAS. O programa de uma hora será exibido dia 14 de Agosto, às 21h, na RTP2. Esta campanha teve origem no Reino Unido (www.fishfight.net) e está disponível em português em www.fishfightpt.com.

Hugh Fearnley-Whittingstall afirma: "Quero que o público português se envolva activamente na campanha Fish Fight. Partilhamos todos o mesmo espaço de pesca na Europa e as nossas pescas e frotas precisam da nossa ajuda, porque estão a mandar fora peixe contra a sua vontade, por causa das leis disparatadas da UE. Chegou a altura de mudar essas leis! Estamos muito contentes com o apoio de pessoas como Virgílio Castelo ou Sílvia Alberto que, com a sua influência junto do público, podem ser um grande incentivo. Temos de proteger os mares, para que os nossos filhos e os filhos deles possam usufruir dessa riqueza. Vamos lá, Portugal!”

Clique AQUI para descarregar o Flyer e DIVULGUE-O por todos os seus contactos.

 
 
13.07.11 NOVA POLÍTICA COMUM DE PESCAS
A Comissão Europeia (CE) publicou hoje a sua proposta para a reforma da Política Comum das Pescas (PCP). No caso de receber o apoio do Conselho e Parlamento Europeu, a proposta publicada inclui metas estabelecidas a nível internacional para a recuperação de stocks de peixe e promove o uso de praticas de pesca mais selectivas, prevendo igualmente o fim das rejeições no mar.

A APECE colabora regularmente com a Plataforma de Organizações Não Governamentais Portuguesas sobre a Pesca, que foi responsável por um documento enviado à Comissão Europeia com múltiplas sugestões para a nova Política Comum de Pescas.

Aqui ficam algumas notícias geradas em torno deste facto muito positivo:

Clique AQUI para ler o Comunicado de Imprensa avançado pela PONG PESCA.
 
 
06.07.11 MAIS UMA RECAPTURA
Chegou-nos a confirmação da 63ª recaptura da APECE. Desta vez foi uma Tintureira que, marcada no Algarve em Junho de 2001, foi recapturada precisamente dois anos depois no meio do Atlântico, já muito perto dos Açores. Em 2001 o bicharoco media 120 cm e em 2003 já media 225 cm!
 
 
02.07.11 TUBARÕES NO MUSEU DE CASCAIS
Atenção, Cascais, Lisboa e arredores! É já no PRÓXIMO SÁBADO a projecção do documentário "Sharks - Stewards of the Reef" no Museu do Mar em Cascais, seguido de sessão de debate com o nosso João Correia.

O evento é GRATUITO e na relva, por isso levem a vossa manta de pic-nic! :-)

Cliquem AQUI para descarregar a imagem e DIVULGUEM-NA no Facebunker e afins.

 
 
17.06.11 TUBARÕES BRANCOS
Cliquem AQUI para ler uma notícia simplesmente ESPECTACULAR que o nosso sócio Jorge Carmo (supervisor do Tanque Central do Oceanário de Lisboa) nos acabou de enviar.

Obrigado, Jorge!

:-)

 
 
24.05.11 NOVO WEBSITE SOBRE TUBARÕES
Lembram-se da palestra que demos na Escola Secundária de Sampaio em 5 de Abril deste ano? Se não, podem refrescar a memória lendo essa notícia aqui em baixo. Os fantásticos alunos que organizaram esse evento enviaram-nos, agora mesmo, o endereço para o website fabuloso que criaram para divulgar factos interessantes sobre tubarões e raias.

Visitem, e divulguem, o website AQUI.

E parabéns aos alunos pelo seu website e iniciativa! :-)

 
 
20.05.11 MAIS UMA RECAPTURA
As recapturas das Tintureiras marcadas pela APECE não páram! A nossa 62ª recaptura corresponde a um animal marcado em 11 de Abril de 2007, ao largo de Vilamoura, e recapturado quase 3 anos depois (!), em 17 de Novembro de 2009, ao largo da Mauritânia. Este indivíduo cresceu dos 100 aos 230 cm e viajou mais de 1377 milhas náuticas!
 
 
19.05.11 MAIS UMA PALESTRA
No dia 19 de Maio a APECE voltou ao Museu do Mar Rei D. Carlos, em Cascais, desta vez para projectar o filme Sharks - Stewards of the reef e promover um debate activo - e altamente dinâmico - em seguida.

As duas sessões contaram com painéis bastante distintos: um conjunto de fantásticas (e muito dedicadas) educadoras de infância, pela manhã, e um conjunto de alunos do 8º ano, que vieram de Odivelas, na parte da tarde. As educadores de infância aprenderam, inclusivamente, a construir um tubarão em espuma, com a assistência do staff do Museu, e exibiram as suas obras fabulosas nesta foto catita.

Entretanto, pode clicar AQUI para ver a nossa imensa lista de palestras, que está a crescer a um ritmo alucinante em 2011.

 
 
17.05.11 MAIS UMA RECAPTURA
Mais uma Tintureira marcada por staff APECE, desta vez pelo colega investigador espanhol Gonzalo Mucientes que, num cruzeiro de investigação, marcou uma fêmea de 100 cm em pleno Oceano Atlântico. 986 dias depois (!) o mesmo animal foi recapturado ainda no meio do Oceano Atlântico mas com mais 90 cm de comprimento em cima. E é assim que, ponto a ponto, vamos entendendo o comportamento destes animais.
 
 
13.05.11 PALESTRAS APECE
Cliquem AQUI para verem um vídeo fabuloso preparado pelo reputado fotógrafo subaquático Nuno Sá, um dos mais recentes sócios da APECE. Parabéns (e obrigado! :-), Nuno, pelas imagens extraordinárias!
 
 
05.04.11 PALESTRAS APECE
Já são 4 as palestras que a APECE deu em 2011! Desta vez fomos até à Escola Secundária de Sampaio, onde o João Correia foi recebido por um fabuloso - e muitíssimo activo - grupo de alunos que dedicaram este ano à conservação de tubarões e raias. Cheira-nos que vamos ter mais uns Biólogos Marinhos daqui a poucos anos! :-)

Cliquem AQUI para verem a lista de palestras que fomos dando ao longo do tempo.

 
 
16.03.11 MAIS UMA BOLSA: VALENTINA DI SANTO
A APECE, em conjunto com o Flying Sharks Research Fund, acaba de atribuir uma bolsa de 3.000 euros a Valentina Di Santo, estudante de doutoramento na Boston University que se dedica ao estudo do efeito das mudanças climáticas em raias. Parabéns, Valentina!

Agradecimentos especiais ao Oceanário de Lisboa porque esta bolsa só foi possível graças à contribuição generosa do Oceanário quando da operação Flying Sharks que trouxe as duas Lontras-marinhas de Roterdão para Lisboa no final de 2010.

Recordamos que o "Flying Sharks Research Fund" é constituído por contribuições de clientes da Flying Sharks que, desejando apoiar causas ambientalmente positivas, não se importam de adicionar 10% à sua factura.

Em nome da Valentina, aproveitamos para agradecer ao Oceanário de Lisboa, e restantes clientes, as suas contribuições.

Mais informações na área "Research Fund" em Flying Sharks.

Clique AQUI para ver outras bolsas atribuídas pela APECE.

E clique AQUI para ler a carta simpática que a Valentina nos escreveu. :-)

 
 
23.02.11 MAIS DUAS RECAPTURAS
Já são 60 as recapturas de Tintureiras marcadas pela APECE e colegas pescadores-desportivos!

A última recaptura consiste num animal que foi marcado na "Semana da Protecção do Tubarão" de 2009 (19 de Setembro), em Sesimbra, e que foi recapturado 473 dias depois a sensivelmente 300 milhas a Oeste da Ponta de Sagres.

Até à data a APECE já marcou mais de 500 Tintureiras em Portugal!

 
 
08.02.11 ANABELA MAIA NO DISCOVERY CHANNEL
Parabéns à nossa Anabela Maia, sócia da APECE e recipiente de uma das nossas (muitas!) bolsas!

Cliquem AQUI para ver a reportagem do trabalho fenomenal que a Anabela está a desenvolver em Rhode Island para o seu doutoramento.

E cliquem AQUI para recordar todos os recipientes de Bolsas da APECE e vejam se vêm alguma cara conhecida por volta de 2005... ;-)

Parabéns, Anabela!

 
 
20.12.10 !! CONSEGUIMOS !!
Caros amigos, CONSEGUIMOS!!

Depois de dezenas de palestras, centenas de emails e MILHARES de pedidos enviados aos Membros do Parlamento Europeu (Portugueses e não só), os mesmos assinaram a famosa Declaração Escrita nº 71/2010, que dá início ao processo que irá ABOLIR com o "finning" em águas Europeias de uma vez por todas!!

Cliquem AQUI para conhecerem os MPE que assinaram e, já agora, escrevam-lhes uma mensagem de Parabéns e Agradecimento.

E cliquem AQUI para lerem mais detalhes, sobre esta VITÓRIA COLOSSAL, no website da Sharkalliance.

A todos os que participaram neste esforço brutal, OBRIGADO!! :-)

 
 
29.11.10 DECLARAÇÃO ESCRITA ANTI-FINNING *QUASE* NO PAPO
Caros amigos, precisamos DA VOSSA AJUDA!

Já não falta muito para terminar o prazo em que a Declaração Escrita nº 71/2010 (que irá dar início ao processo de abolição do finning na Europa) será assinada - ou não (20 de Dezembro).

PRECISAMOS DA AJUDA DE TODOS nesta recta final. Cliquem AQUI para verem os Membros do Parlamento Europeu (MPE) que ainda NÃO assinaram a Declaração e ENVIEM-LHES um email pedindo para a assinarem.

Mas, atenção, nada nos obriga a SÓ enviarmos a MPEs Portugueses! Podemos aproveitar o link anterior para enviar mensagens a TODOS os MPEs que ainda não assinaram!

Vamos a isto! Já conseguimos que mais de 50% assinassem em vários Países! O nosso esforço ESTÁ - DE FACTO - A RESULTAR!

 
 
28.11.10 ICCAT PROTEGE TUBARÕES
O Mundo anda mesmo de pernas para o ar!

Durante DÉCADAS a organização ICCAT (International Commission for the Conservation of Atlantic Tuna) foi criticada pela falta de "força" nas suas recomendações, particularmente no que diz respeito a medidas de protecção dos Tubarões, que são um bycatch frequente na pesca ao Atum.

Essa falta de "pulso" até valeu, a esta organização, o nome "colorido" (e brincalhão) de International Conspiracy to Catch All Tuna! ;-)

Mas não foi isso que aconteceu ontem. Os representantes dos vários países representados tomaram um conjunto de medidas históricas de protecção de tubarões! Por exemplo:

  • Foi proibida a retenção de Tubarões de Pontas Brancas Oceânicos (Carcharhinus longimanus)
  • Foi restrita a exploração de Tubarões Cabeça de Martelo (Sphyrna sp.)
  • Foi estabelecido um programa de penalizações fortes a todos os países que não relatem adequadamente os seus desembarques
  • Foi acordada uma redução generalizada na captura de Anequins (Isurus oxyrhinchus)
Parabéns a todos os intervenientes na reunião, particularmente à já nossa conhecida Sonja Fordham, da organização Shark Advocates International, cujas intervenções tiveram um papel decisivo nestas decisões.

Força, Sonja!! Sempre a bombar!! :-)

PS - Podem clicar AQUI para lerem o Press Release emitidos por esta organização.

 
 
25.11.10 APECE EM VALE DE CAMBRA
Lá porque a Semana da Protecção do Tubarão acabou em Outubro isso não significa que a APECE tenha parado o seu ciclo de palestras que, como sabem, já soma largas dezenas desde os seus primeiros dias, em 1997.

Desta vez, a convite de um conjunto de professores e com o forte apoio da área de Biologia, a APECE esteve na Escola Secundária de Vale de Cambra para uma sessão de divulgação sobre o risco em que se encontram, hoje, os tubarões devido ao finning.

Num momento em que decorre no Parlamento Europeu o período para a assinatura, pelos seus membros, da Declaração Escrita Nº71/2010 para banir as práticas do finning pelos Estados Membros, todos os esforços para pressionar os nossos Eurodeputados são necessários.

Esta sessão mobilizou mais de sessenta jovens alunos, e alguns professores, que ficaram sensibilizados para a importância da protecção dos tubarões e para a necessidade de conseguirmos fazer aprovar a Declaração Escrita Nº71/2010 até 20 de Dezembro.

Vejam as fotos todas clicando AQUI.

 
 
24.11.10 MAIS UMA RECAPTURA
Mais uma recaptura do programa de marcações da APECE.

Desta vez trata-se de uma Tintureira (Prionace glauca) marcada no dia 19 de Julho de 2009, ou seja, no dia do Torneio Anual de "Marcação/Libertação" do Clube de Pesca Desportiva Zuca, e que foi recapturada 406 dias depois (30 de Outubro último), ao largo da Figueira da Foz, por pescadores comerciais de palangre.

Esta foi a 58ª (!) recaptura do nosso programa, que já tem recapturas desde o Norte da Europa até às Ilhas Ascensão, passando pelo Canadá, Canárias, Marrocos, costas de França, Espanha, etc.

Aqui ficam os nossos agradecimentos sinceros ao Clube de Pesca Zuca e a todos os pescadores desportivos que colaboram regularmente connosco. Sem a vossa colaboração não conseguiríamos estudar o comportamento destes animais.

 
 
02.11.10 NOVE ASSINATURAS!
Queridos amigos e amigas dos Tubarões, numa época de cinismo e perda de fé no poder político e no sistema segundo o qual a nossa sociedade se rege, eis que surge uma luz ao fundo do túnel...

Então não é que o ESFORÇO DE TODOS ESTÁ, de facto, A DAR RESULTADOS??

Já são ONZE os Membros do Parlamento Europeu Portugueses que assinaram a Declaração Escrita nº 71/2010, que irá dar início ao processo de discussão que culminará com o fim do "finning" na Europa.

Aqui fica a lista dos signatários e, não esqueçam, devem usar os ficheiros PDF e Excel em www.apece.pt/SPTP_2010/ para escreverem aos nossos MPEs em Bruxelas, solicitando-lhes que assinem a Declaração Escrita nº 71/2010.

O processo está a funcionar, por isso vamos continuar - que estamos quase lá!

  • Luís Paulo Alves - assinou
  • Regina Bastos - assinou
  • Luís Manuel Capoulas Santos - assinou
  • Maria da Graça Carvalho - ainda não assinou
  • Carlos Coelho - assinou
  • António Fernando Correia de Campos - já prometeu assinar (23 Nov.)
  • Mário David - assinou
  • Edite Estrela - assinou
  • Diogo Feio - ainda não assinou
  • José Manuel Fernandes - assinou
  • João Ferreira - ainda não assinou
  • Elisa Ferreira - ainda não assinou
  • Ilda Figueiredo - ainda não assinou
  • Ana Gomes - ainda não assinou
  • Marisa Matias - assinou
  • Nuno Melo - ainda não assinou
  • Vital Moreira - ainda não assinou
  • Maria do Céu Patrão neves - assinou
  • Miguel Portas - assinou
  • Paulo Rangel - ainda não assinou
  • Rui Tavares - ainda não assinou
  • Nuno Teixeira - assinou
 
 
21.10.10 CLIPPING
Queridos amigos, segue-se uma longa lista de notícias alusivas à II Semana da Protecção do Tubarão em Portugal e múltiplos eventos associados.

Agora toca a não esquecer de usar os ficheiros PDF e Excel em www.apece.pt/SPTP_2010/ para escreverem aos nossos MPE em Bruxelas, solicitando-lhes que assinem a Declaração Escrita nº 71/2010.

Notícia 1 Notícia 2 Notícia 3 Notícia 4 Notícia 5 Notícia 6 Notícia 7 Notícia 8 Notícia 9 Notícia 10 Notícia 11 Notícia 12 Notícia 13 Notícia 14 Notícia 15 Notícia 16 Notícia 17 Notícia 18

E cliquem AQUI para verem as nossas fotos actualizadas.

 
 
17.10.10 TOCA A TRABALHAR!
Queridos amigos, encerrámos hoje a Semana da Protecção do Tubarão em Portugal na FNAC do Centro Comercial Vasco da Gama em Lisboa.

À semelhança do ano anterior, a semana esteve repleta de sucessos e contamos convosco, agora, para escreverem aos MPE Portugueses pedindo-lhes que assinem a Declaração Escrita nº 71/2010.

No link www.apece.pt/SPTP_2010/ têm os ficheiros PDF e Excel com as suas moradas, emails, telefones e faxes.

Já agora, as nossas Polos receberam vários elogios! Se quiserem, estão disponíveis nos tamanhos S (senhora e homem), M, L, XL e XXL por 20 euros. Enviem-nos um email com a vossa morada e temos todo o prazer em enviar-vos uma à cobrança.

E cliquem AQUI para verem as nossas fotos actualizadas.

 
 
16.10.10 FINAL FELIZ EM MORA
Fechámos o ciclo de palestras da Semana da Protecção do Tubarão em Portugal de 2010 no Fluviário de Mora com uma sala cheia de espectadores super interessados.

Só nos resta agradecer calorosamente a todas as instituições que nos acolheram e pedir a todos os participantes que não se esqueçam de contactarem os membros do Parlamento Europeu Portugueses e pedir-lhes para assinarem a "Declaração Escrita nº 71/2010", que tem como objectivo acabar com a terrível prática do "finning" na Europa.

No link www.apece.pt/SPTP_2010/ têm os ficheiros PDF e Excel com as suas moradas, emails, telefones e faxes.

Esperamos por vós amanhã na FNAC do C. C. Vasco da Gama, às 14h00, para a sessão de encerramento.

Entretanto, podem clicar AQUI para verem as nossas fotos actualizadas.

 
 
15.10.10 MAIS DUAS SALAS CHEIAS
Os eventos na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e Aquário Vasco da Gama em Peniche e Algés, respectivamente, contaram com praticamente uma centena de participantes.

No Aquário Vasco da Gama tivemos a oportunidade de apreciar a melhor montagem de um Tubarão Demónio (Mitsukurina owstoni) disponível ao público a nível mundial!

Se ainda não viu a nossa apresentação tem AMANHÃ (Sábado) uma ÚLTIMA oportunidade no Fluviário de Mora às 11h00.

Entretanto, podem clicar AQUI para verem as nossas fotos actualizadas.

 
 
14.10.10 DE REGRESSO AO CENTRO
Os eventos em Aveiro e Aguda (Universidade de Aveiro e Estação Litoral da Aguda) não tiveram a audiência que desejávamos mas foram bastante produtivos de qualquer forma. E isso nota-se porque já são QUATRO os M.P.E. que assinaram a "Declaração Escrita" nº 71/2010.

AMANHÃ (6ª feira) não percam os nossos eventos em:

  • 10h00 - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar em Peniche
  • 15h00 - Aquário Vasco da Gama em Algés
E cliquem AQUI para verem as nossas fotos actualizadas.
 
 
13.10.10 ASSUSTADOR!
Os eventos no Porto (Faculdade de Ciências na Universidade do Porto e Sea Life Centre) foram ESPECTACULARES, embora o nosso Jorge Botelho tenha sido atacado selvaticamente, como podem observar na imagem terrível à esquerda, que não é recomendada a doentes cardíacos nem senhoras grávidas! :D

Entretanto, já cá cantam DUAS assinaturas de MPEs Portugueses! Agradecimentos sinceros ao Engº. Capoulas Santos e Dr. Carlos Coelho!

AMANHÃ (5ª feira) não percam os nossos eventos em:

  • 10h00 - Universidade de Aveiro - Sala de Seminários do Deptº. de Biologia
  • 15h00 - Estação Litoral da Aguda
  • 18h00 - Museu Marítimo de Ílhavo
E cliquem AQUI para verem as nossas fotos actualizadas.
 
 
12.10.10 HOJE, LISBOA; AMANHÃ: PORTO!
A audiência na Faculdade de Ciências na Universidade de Lisboa, hoje de manhã, não era a maior que já tivemos. Mas o número baixo foi largamente compensado por entusiasmo e interactividade!

À tarde, no Museu do Mar Rei D. Carlos tivemos uma plateia predominantemente sénior e temos de confessar que foi uma das sessões mais interactivas que tivemos até à data!

Entretanto, recordamos que os ficheiros MPEs_Portugal.xls e MPEs_Portugal.pdf contêm os endereços completos dos nossos representantes no Parlamento Europeu. Digam-lhes que pretendemos abolir de vez o "finning" em águas Europeias e que não queremos ter práticas semelhantes a países que se estão a marimbar para o bem-estar animal e pesca sustentável.

E aproveitamos para agradecer ao Sr. Engº. Luís Manuel Capoulas Santos o interesse demonstrado na "Declaração Escrita 71/2010", que visa abolir o "finning" em águas Europeias. O Engº. Capoulas Santos é o PRIMEIRO Membro do Parlamento Europeu Português a indicar que irá assinar esta Declaração!

E cliquem AQUI para verem imagens dos eventos em Lisboa e Cascais.

 
 
11.10.10 ANFITEATRO DA UNIV. ALGARVE A REBENTAR PELAS COSTURAS
Foram mais de 100 os alunos da Universidade do Algarve que "atestaram" o anfiteatro onde a organização da Semana da Protecção do Tubarão explicou factos da biologia destes animais extraordinários e, mais importante ainda, solicitou a ajuda dos estudantes, sugerindo-lhes que solicitem aos M.P.Es. Portugueses que assinem a Declaração Escrita que visa abolir o "finning" em águas Europeias.

E, no Zoomarine, até demos a nossa palestra em inglês (!), já que o público era maioritariamente estrangeiro!

Recordamos que os ficheiros MPEs_Portugal.xls e MPEs_Portugal.pdf contêm os endereços completos dos nossos representantes no Parlamento Europeu. Digam-lhes que pretendemos abolir de vez o "finning" em águas Europeias e que não queremos ter práticas semelhantes a países que se estão a marimbar para o bem-estar animal e pesca sustentável.

Os nossos agradecimentos, ainda, ao Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Algarve e Zoomarine pela colaboração extraordinária.

E cliquem AQUI para verem imagens dos eventos no Algarve.

 
 
10.10.10 SALA CHEIA NO AQUÁRIO VASCO DA GAMA
Rapaziada!!

A edição de 2010 da Semana da Protecção do Tubarão em Portugal arrancou ontem com SALA CHEIA no Aquário Vasco da Gama e desde já aproveitamos para agradecer a simpatia desta Instituição, particularmente do Sr. Comandante Rocha Trindade, que foi um anfitrião extraordinário!

A Sonja Fordham até ficou emocionada à despedida! Nada como uma boa dose de boa disposição Lusitana para derreter os corações transatlânticos!

Cliquem AQUI para descarregarem os nossos banners, posters, etc. e DIVULGUEM-NOS pelos vossos contactos TODOS!

E cliquem AQUI para verem imagens da cerimónia de ontem no Aquário Vasco da Gama.

 
 
8.10.10 II SEMANA DA PROTECÇÃO DO TUBARÃO EM PORTUGAL A 200-À-HORA!
A Semana da Protecção do Tubarão 2010 arrancou em grande estilo com a Conferência de Imprensa na FNAC do C. C. Vasco da Gama ontem e com a presença da mundialmente famosa Sonja Fordham!

Cliquem AQUI para verem algumas fotos.

E cliquem AQUI para enviarem uma mensagem aos Membros do Parlamento Europeu Portugueses pedindo-lhes que assinem a “Declaração Escrita” que visa abolir, de vez, com o "finning" na Europa.

E cliquem nos links seguintes para verem as múltiplas referências na imprensa que surgiram de imediato!

Notícia 1 Notícia 2 Notícia 3 Notícia 4 Notícia 5 Notícia 6 Notícia 7 Notícia 8

 
 
9 a 17.10.10 VEM AÍ A II SEMANA DA PROTECÇÃO DO TUBARÃO EM PORTUGAL
Depois do êxito tremendo da Semana da Protecção do Tubarão em 2009 (clique AQUI para ver fotografias do evento) está na hora de arregaçar as mangas e arrancar com a edição 2010 do evento!

Clique em www.apece.pt/SPTP_2010/ para descarregar o cartaz oficial e banners em vários tamanhos e DIVULGUE-O por TODOS os seus contactos de email, redes sociais, etc.!

E não deixe de vir às nossas palestras, que são COMPLETAMENTE GRATUITAS.

Sejam nossos amigos no Facebook! Estamos em "A.P.E.C.E." e "Semana da Protecção do Tubarão em Portugal"! :-)

 
 
20.09.10 DECLARAÇÃO ESCRITA PARA ACABAR COM FINNING NA EUROPA
A legislação anti-finnning europeia é lamentavelmente permissiva e não impede que profissionais menos escrupulosos se dediquem a esta prática de forma desgovernada – em águas europeias!

Quatro membros do Parlamento Europeu (Chris Davies, Reino Unido; Sirpa Pietikäinen, Finlândia; Daciana Octavia Sârbu, Roménia e Jean-Paul Besset, França) lançaram uma iniciativa que visa o reforço da legislação que proíbe a prática de finning.

A iniciativa consiste numa “Declaração Escrita” que convida todos os restantes Membros do Parlamento Europeu (MPEs) a solicitarem à Comissão Europeia que proíba de vez a remoção das barbatanas de tubarão em alto mar.

Está na hora, por isso, de escrever a MPEs Portugueses solicitando que se juntem a esta iniciativa e assinem a “Declaração Escrita” proposta pelos quatro colegas do Reino Unido, Finlândia, Roménia e França.

Clique nos ficheiros MPEs_Portugal.xls e MPEs_Portugal.pdf para aceder aos contactos dos nossos Membros do Parlamento Europeu. USE estes contactos para solicitar a estes MPEs que assinem a Declaração Escrita que visa abolir com o finning.

E clique AQUI para descarregar o Press Release emitido pela Shark Alliance.

 
 
13.09.10 28.500 PESSOAS PEDEM À COMISSÃO EUROPEIA PARA COLOCAR AMBIENTE EM PRIMEIRO LUGAR
Os membros da campanha pan-Europeia Ocean2012, que tem como objectivo acabar com a pesca excessiva em águas europeias, entregaram 28.500 assinaturas à Comissária Europeia para os Assuntos Marítimos, Maria Damanaki.

A petição pede à Comissária para dar prioridade à saúde do ambiente marinho durante a actual reforma da Política Comum de Pescas.

Clique AQUI para ver fotografias do evento e clique em Ocean2012 para saber mais sobre esta campanha e que pode VOCÊ fazer para ajudar.

 
 
26.08.10 TUBARÃO-MARTELO EM PORTIMÃO
Os pescadores de Portimão apanharam um valente susto quando viram um grupo de 20 Tubarões-martelo a rondarem a sua rede de cerco e trouxeram um deles para terra, para mostrarem aos amigos.

A SIC saltou logo em cima do assunto, temendo pela saúde e bem-estar dos veraneantes, aparentemente em risco de perderem os seus braços e pernas a qualquer segundo!

Felizmente que a APECE estava em Olhão, nessa mesma noite, e pôde ir às instalações da SIC em Faro acalmar os ânimos e explicar que é mais fácil ganhar o Euromilhões do que levar uma dentada de um destes Tubarões-martelo. :-)

Clique AQUI para ver a reportagem.

 
 
16.07.10 MAIS UMA BOLSA: ISMET SAYGU
A APECE, em conjunto com o Flying Sharks Research Fund, acaba de atribuir uma bolsa de 1.000 euros que, desta vez, vai para Ismet Saygu, um estudante de mestrado Turco que está a focar os seus estudos na pesca comercial local de Elasmobrânquios. Parabéns, Ismet!

Clique AQUI para ver outras bolsas atribuídas pela APECE.

 
 
12.07.10 FINNING NO JAPÃO
Cliquem aqui para ver uma série de imagens captadas em Kesen-numa, no Japão, e preparem-se para um choque. Partilhem-nas com todas as pessoas que gostam de comer sopa de barbatana de tubarão. E, já agora, com todos os que gostam de ir à tourada, usar peles verdadeiras ou ter cães presos na varanda dias sem fim...
 
 
21.06.10 PETIÇÃO OCEAN2012
Clique em www.ocean2012.eu/petition para assinar uma petição dirigida a Maria Damanaki, Comissária para os Assuntos Marítimos e Pescas, que solicita que consagre a sustentabilidade ambiental como o princípio basilar da futura Política Comum das Pescas (PCP), de forma a alcançar a sustentabilidade económica e social a longo prazo.

Neste mesmo link encontrarão banners e vídeos que podem (e devem!) ser adicionados a blogs, páginas de redes sociais, etc. Vamos a isto, rapaziada, que o Facebook não serve só para dizermos o que comemos ao almoço! :-)

 
 
01.06.10 QUE PEIXE COMER?
Está a aproximar-se a "European Fish Week" (5 a 13 Junho) e, com ela, múltiplos eventos super interessantes sobre pesca sustentável e temas acessórios. A Liga para a Protecção da Natureza convida todos para o lançamento do website "Que peixe comer", seguido de um debate sobre o consumo de peixe e a sua importância para a sustentabilidade dos recursos. Não perca este evento no Mercado da Ribeira, dia 8 de Junho, às 18h00.

E clique em Ocean2012 para saber mais sobre esta organização e a "European Fish Week".

 
 
03.05.10 REUNIÃO HISTÓRICA ENTRE ONGAs e PESCADORES EM LA CORUÑA
Foi no passado dia 30 de Abril que tomou lugar a histórica reunião, em La Coruña, que uniu Pescadores Comerciais a Organizações não Governamentais Ambientais. Nessa reunião todos estes stakeholders discutiram formas eficazes de explorarem o mar de uma forma sustentável. Agora só falta demonstrar à classe dirigente que estas ideias resultam e temos um dos maiores problemas da Humanidade resolvidos!

Clique AQUI para ler o "Statement" emitido no final e aprecie a longa lista de entidades co-signatárias. A APECE, claro, e várias outras ONGAs Portuguesas, foram algumas delas!

E clique AQUI para ver o folheto que foi distribuído em Vigo na manhã de dia 3, explicando aos locais os resultados - e significância - desta reunião.

 
 
28.03.10 PORTUGUESES À PROCURA DE TUBARÕES
Cliquem AQUI para lerem a reportagem que Susana Torrão escreveu acerca da pesca de tubarão em Portugal e que contou com o apoio da APECE.
 
 
25.03.10 RELATO DE VIAGEM ÀS ILHAS MAURÍCIAS
Não percam mais uma edição das "Noites de 5ª feira" no www.homemaomar.com, desta vez com o assombroso relato da viagem do nosso amigo Fernando Reis às Ilhas Maurícias!

Se gostam de fotografias catitas com tubarões ainda mais catitas, não percam! Cliquem AQUI para ver o CONVITE em tamanho grande e DIVULGUEM-NO.

 
 
21.03.10 BIODIVERSITY-4-ALL E REDE QUE REPELE TUBARÕES
Estimados amigos, é com enorme prazer que, no primeiro dia da Primavera de 2010, divulgamos duas notícias muito interessantes:
  • O website www.biodiversity4all.org está disponível e recomendamos a todos que o usem o mais possível!
  • O website www.inovacaotecnologica.com.br acaba de anunciar ensaios que foram efectuados em redes metálicas revestidas com Paládio e Neodímio (metais raros) e que exercem uma acção repelente relativamente a tubarões! Será que é desta que conseguimos fazer diminuir o bycatch destas espécies??
 
 
10.03.10 PRIMEIRO RELATÓRIO DA OCEAN2012
A organização Ocean2012 disponibilizou o seu primeiro relatório! O relatório inclui vários case studies de diferentes abordagens à pesca, de um ponto de vista social e ambiental, e avança com recomendações quanto às autorizações de pesca a seres concedidas. Conheça o relatório clicando aqui e divulgue-o pelos seus amigos/conhecidos.
 
 
17.02.10 GOVERNOS ACEITAM PROTEGER TUBARÕES MIGRADORES AMEAÇADOS
Os Governos de mais de cem países assinaram no dia 16 em Manila, Filipinas, um acordo para proteger as espécies de tubarões ameaçadas de extinção, informou o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA). Leia o resto da notícia aqui.
 
 
10.01.10 MAIS UMA BOLSA: ILENA ZANELLA
Parabéns à Ilena Zanella, uma jovem estudante da Costa Rica que trabalha com a organização Misión Tiburón. A Ilena, e esta organização, vão desenvolver um projecto super interessante sobre dinâmica espacial de tubarões de pontas negras (Carcharhinus limbatus) e de pontas brancas de recife (Triaenodon obesus). A APECE e a Flying Sharks deram as mãos, mais uma vez, e passaram um cheque de 1.000 euros à Ilena, para a ajudar no seu estudo.

Clique AQUI para ver outras bolsas atribuídas pela APECE.

 
 
03.01.10 MAIS UMA RECAPTURA
O National Marine Fisheries Service acaba de nos enviar informação relativa a mais uma recaptura de uma Tintureira marcada num dos múltiplos Torneios organizados pelo Clube de Pesca Zuca.

Mas esta recaptura (a 57ª!) tem um sabor muito especial, embora um pouco amargo... É que esta é A Tintureira que deu uma dentadinha no dedo do nosso João Correia em 20 de Julho de 2008. Ataque de tubarão?? Não! Ataque de estupidez! Porque este trabalho deve ser feito com LUVAS adequadas e não sem qualquer tipo de protecção!

Oªs mais audazes poderão espreitar aqui o produto desse pequeno descuido... Mas depois não digam que não avisámos! ;-)

Este indivíduo (uma fêmea com 1,93 m de comprimento total) foi marcada em Sesimbra no dia 20 de Julho de 2008 e recapturada apenas 44 dias depois, por pescadores comerciais, 102 milhas náuticas a sul, ao largo da Ponta de Sagres. Sabemos que foi o bicho maroto que deu a love-bite ao João porque anotámos isso quando a marcámos.

 
 
23.12.09 PROTOCOLO COM "HOMEM AO MAR"

E que tal este presente de Natal??

A APECE acaba de celebrar um protocolo com o centro de mergulho Homem ao Mar, disponibilizando variadíssimas vantagens e descontos a todos os sócios (que tenham as quotas em dia!! ;-).

Aqui vai um "cheirinho", só para abrir o apetite:

  • Desconto de 10% em cursos PADI e SDI
  • Desconto de 15% em produtos NAVA
  • Desconto de 10% em produtos BARE, DIVE RITE, BEST DIVERS, SCUBAPRO, UWATEC, PICASSO E IMERSION
Mas não é só!! No dia 31 de Janeiro a APECE comemora o seu 13º Aniversário e as comemorações vão incluir baptismos de mergulho graças a esta nova parceria com o Homem ao Mar.

Para mais informações, e incrições (porque teremos lugares limitados), contactem-nos ou visitem o Homem ao Mar no Parque das Nações (junto à antiga Torre da Galp, na zona Sul).

Abração a todos e BOM NATAL!!

 
 
15.12.09 U.E. TERMINA PESCA DE ESPÉCIES PROTEGIDAS
Parece mentira, mas é verdade! O sistema funcionou!

As cartas enviadas pela APECE, ADNG Diving, Homem ao Mar, Vida Vida, Shark Alliance, e tantas outras organizações (ver notícia anterior, de dia 7 de Dezembro), FORAM LIDAS/OUVIDAS!

A Reunião do Conselho de Ministros das Pescas da União Europeia deliberou que os Tubarões Sardo (Lamna nasus) e Galhudo (Squalus acanthias) estão protegidos em águas europeias!

Clique aqui para ler o Press Release emitido pela Shark Alliance.

Mas não esqueçamos o facto provavelmente mais importante de todos: quando as recomendações são baseadas em factos científicos sólidos a classe dirigente, por vezes, até nos ouve. Fica aqui a lição, para que não nos esqueçamos dela quando se tornar novamente necessário defender os Tubarões em águas europeias.

 
 
07.12.09 PROTECÇÃO DE TUBARÕES EM ÁGUAS EUROPEIAS e CONSULTA PÚBLICA
A ADNG Diving aliou-se à APECE, Homem ao Mar, Vida Vida e muitas outras organizações na defesa dos Tubarões e Raias em águas Europeias.

Clique aqui para ler o comunicado enviado pela APECE, em nome da Shark Alliance, para o responsável pelas pescas na RePer (representação permanente de Portugal em Bruxelas).

Clique aqui para ler o LIVRO VERDE sobre a REFORMA DA POLÍTICA COMUM DAS PESCAS, que está disponível para consulta pública até dia 31 de Dezembro. Envie os seus comentários para "Reforma da PCP, B-1049 Bruxelas - Bélgica" ou para o email mare-cfp-consultation@ec.europa.eu.

E clique aqui para ver o website dedicado à Reforma da Política Comum das Pescas.

Não deixe de fazer ouvir a sua voz nesta matéria importantíssima!

E clique aqui para ler a lista de recomendações enviadas pela APECE à U.E.

E clique aqui para ler todas as recomendações enviadas por todas as organizações.

 
 
11.11.09 CLIMATE CONFERENCE COPENHAGEN 2009
Clique www.zsl.org/coralcrisis para ver a extraordinária apresentação do Prof. Charlie Veron sobre os perigos de concentrações de CO2 demasiadamente elevadas. Essencialmente, os corais - e outras formas e vida na Terra (incluindo os tubarões!) - deixarão de ter condições para exisitirem se não forem tomadas medidas urgentes.

No website também poderá assinar uma petição que tem como objectivo persuadir os líderes mundiais, que irão participar na Conferência Ambiental de Copenhaga, a manterem a concentração de CO2 atmosférico abaixo de 350 ppm.

Clique www.erantis.com e www.globeinternational.org para mais informações sobre o evento.

E clique na imagem para descarregar o artigo do Prof. Veron e respectiva equipa.

 
 
13.10.09 SHARK RESCUE
Em plena European Shark Week, nada melhor do que algumas notícias optimistas, como a criação da organização Shark Rescue, que se dedica especificamente a combater o finning, através de acções nos mercados asiáticos.

Clique aqui para ver o vídeo da acção de lançamento oficial desta organização, que merece todo o nosso (e vosso!) apoios.

 
 
10 a 18.10.09 EUROPEAN SHARK WEEK 2009
Na sequência do enorme sucesso da I Semana da Protecção do Tubarão em Portugal, chega-nos agora a Semana do Tubarão Europeia, iniciativa que já tem vários anos e que promove activamente a educação do público relativamente aos problemas sérios que os tubarões enfrentam actualmente.

Clique aqui para saber mais sobre este evento e sobre o que pode fazer para ajudar na divulgação do mesmo.

Clique aqui para ver o slide-show que foi preparado para a European Shark Week de 2008.

Clique aqui para ver as animações que foram preparadas para divulgar a European Shark Week 2009.

Clique aqui para ver o Press-Release emitido pela organização Shark Trust, que marcou o início da semana com uma excelente notícia, ou seja, a proibição formal do finning no Reino Unido!

Clique aqui para ver um conjunto de apresentações preparadas no decurso desta semana.

E clique ainda nos dois links seguintes, onde poderá ver vídeos bastante expressivos preparados pelos colegas da Save Our Seas Foundation:

 
 
12.10.09 CANÇÃO DO TUBARÃO BRANCO
E porque a Conservação do ambiente marinho não tem de ser sempre uma coisa chata, clique aqui para ouvir uma canção sobre os Tubarões-Brancos... ;-)
 
 
05.10.09 BOAS NOTÍCIAS
Não deixa de ser uma coincidência feliz que as seguintes boas notícias nos tenham chegado em pleno feriado comemorativo da Implantação da República! :-)

Clique aqui para saber mais sobre os novos limites impostos pela União Europeia à captura de Cações (Squalus acanthias) e Sardo (Lamna nasus).

E clique aqui para saber mais detalhes sobre protecção integral de tubarões em Palau, que acaba de criar uma reserva com a área da Península Ibérica.

 
 
23.09.09 APECE ADERE A OCEA2012
A APECE juntou-se à Ocean2012, organização dedicada a promover a sustentabilidade da exploração dos oceanos quando da reforma prevista, pela Política de Pescas da União Europeia, para 2012.

Clique aqui para conhecer a Missão desta organização.

 
 
14 a 20.09.09 SEMANA DA PROTECÇÃO DO TUBARÃO EM PORTUGAL: 14 A 20 DE SETEMBRO 2009
Já terminou a Semana da Protecção do Tubarão em Portugal! Clique aqui para ver muitas fotografias deste evento extraordinário!

E clique aqui para ver imagens do Torneio de "Pescar, Marcar e Libertar" que fez parte do evento, durante o qual foram marcados 130 indivíduos!

E clique aqui para ver o slideshow que a Shark Alliance preparou para divulgar a S.P.T.P.!

E clique nos links em baixo para ver algumas reportagens que saíram na imprensa nacional por ocasião da Semana da Protecção do Tubarão:

 
 
21.08.09 MAIS UMA BOLSA
Parabéns à Helga Rodrigues, que venceu mais uma Bolsa APECE / Flying Sharks. Desta vez entregámos um cheque de 150 euros à Helga, para suportar as despesas de inscrição, e participação, na International Meeting of Marine Resources. Nesta reunião a Helga vai apresentar o seu trabalho com tubarões de profundidade da Madeira.

Clique AQUI para ver outras bolsas atribuídas pela APECE. E veja se encontra uma cara familiar. :-)

 
 
18.08.09 A 56ª RECAPTURA DA APECE
Aqui fica o relatório de mais uma recaptura (a nossa 56ª!), para abrir o apetite para o Torneio de Marcar & Libertar que se aproxima, por ocasião da I Semana da Protecção do Tubarão em Portugal. Esta recaptura tem um sabor especial porque trata-se de um indivíduo capturado no barco em que ia a APECE no Torneio Zuca de 2007!

Este indivíduo esteve em liberdade 550 dias e, depois de ser marcado em Sesimbra no dia 9 de Setembro de 2007, foi capturado por pescadores comerciais ao largo de Marrocos, 556 milhas para Sul. O indivíduo cresceu 43 cm em 550 dias. A compilação de milhares de recapturas destas fornece informação preciosa sobre as migrações, bem como taxa de crescimento, destas espécies.

 
 
19.07.09 TORNEIO DE PESCA MARCAR & LIBERTAR ZUCA 2009
Pelo oitavo ano consecutivo a APECE associou-se à iniciativa promovida anualmente pelo Clube de Pesca Desportiva de Sesimbra - Zuca e foi para o mar marcar, e libertar, Tintureiras e outros tubarões. No Torneio deste ano foram marcados quinze indivíduos, completando-se mais de duas centenas de indivíduos marcados através desta colaboração com os pescadores desportivos.

Clique aqui para ver algumas fotos deste evento e de anteriores também!

 
 
20.06.09 THE INTERNATIONAL YEAR OF THE SHARK
A APECE associou-se à iniciativa "The international year of the shark", que pretende atribuir este estatuto ao ano de 2009, desta forma chamando a atenção para o facto de que os tubarões e raias são animais altamente susceptíveis e que precisam de atenção imediata.

Para mais informações visite Sharkman's World.

 
 
05.06.09 CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
A APECE associou-se à Escola de Mergulho Homem ao Mar e FNAC para a “Semana da Protecção do Tubarão” em Portugal.

Venham conhecer este evento na Conferência de Imprensa que terá lugar no dia 5 de Junho, às 12h30, no Fórum FNAC do C. C. Vasco da Gama.

Clique AQUI para ler o Press Release enviado à imprensa.

 
 
25.05.09 SEGUNDA BOLSA "APECE / FLYING SHARKS RESEARCH FUND"
Parabéns ao André Afonso, que está a desenvolver o seu doutoramento em Pernambuco (Brasil) e que versa sobre a monitorização de tubarões neste Estado. O André precisava de umas massas para comprar mais 8 transmissores para seguir os seus bichos. Mandou-nos um email e, pimbas, aí está ele com um cheque de 2.000 euros na mão, dado em parceria com a Flying Sharks.

Clique AQUI para ver outras bolsas atribuídas pela APECE. E veja se encontra uma cara familiar. :-)

 
 
15.05.09 "FISHERIES AND AQUACULTURE" DEDICADA A SHARK ACTION PLAN
O último número da prestigiada revista "Fisheries and Aquaculture in Europe" (publicada pela Comissão Europeia) é dedicado ao lançamento do "Shark Plan of Action", que já noticiámos, e no qual temos trabalhado activamente em conjunto com a Shark Alliance.

A "Fisheries and Aquaculture in Europe" é distribuída gratuitamente pelos interessados, bastando imprimir, preencher e enviar este cupão.

 
 
23.04.09 CONCLUSÕES DO CONCELHO EUROPEU SOBRE SHARK ACTION PLAN
A APECE tem trabalhado activamente com a Shark Alliance, que tem vindo a desenvolver esforços intensos para que o Governo Europeu adopte medidas que protejam eficazmente os tubarões e raias em águas europeias. Foi com enorme satisfação que acolhemos, por isso, o parecer muito positivo que o Concelho das Pescas e Agricultura emitiu após a sua reunião em Luxemburgo, no passado dia 23 de Abril.

Clique AQUI para conhecer esse parecer. E clique AQUI para ler o Press Release emitido pela Shark Alliance. O dia 23 de Abril de 2009 fica, assim, marcado como um EXCELENTE dia para os tubarões e raias Europeus! :-)

 
 
23.04.09 PORQUE MORDEM OS TUBARÕES?
O nosso André Afonso, vencedor de umas das BOLSAS da APECE e vencedor do Prémio "Seeds of Science" (ver notícia 28.01-.09) é, agora, o personagem principal num artigo que acaba de sair na revista "Super Interessante". O artigo concentra-se no trabalho que o André tem vindo a desenvolver no Brasil, no âmbito da sua tese de doutoramento. Clique AQUI para o ler.
 
 
19.02.09 PRIMEIRA BOLSA "APECE / FLYING SHARKS RESEARCH FUND"
A APECE trabalha em parceria com a Flying Sharks, empresa dedicada à conservação, educação e consultoria no transporte de animais marinhos (particularmente elasmobrânquios). A Flying Sharks criou o Flying Sharks Research Fund adicionando uma pequena percentagem a todas as facturas dos clientes. Esses fundos são aplicados em investigação conduzida por estudantes e instituições variadas. Parabéns à Ana Sequeira, que acaba de receber 2.000 euros para ajudar no seu doutoramento com Tubarões-baleia na Austrália!

Clique AQUI para ver outras bolsas atribuídas pela APECE.

 
 
05.02.09 SHARK PLAN OF ACTION EUROPEU!
Depois de muitos e muitos anos de espera, o Plano de Acção para Tubarões Europeu foi, finalmente, lançado no dia 5 de Fevereiro. A APECE, e restantes 60 membros da Shark Alliance, lá esteve para apoiar o evento e discutir estratégias futuras. O grande desafio seguinte é, naturalmente, garantir que todas as recomendações que constam do Plano se tornam, de facto, realidade no terreno. A APECE reuniu com o representante permanente Português das Pescas, Dr. Rui Ribeiro do Rosário, e incitou Portugal a apoiar este Plano, que pretende explorar os stocks de tubarões e raias de uma forma sustentável em águas Europeias. A APECE disponibilizou-se para ajudar em tudo o que for necessário, prestando informações, esclarecimentos e enviando todos os dados solicitados.
 
 

Foi, sem sombra de dúvida, um dia muito especial para a conservação dos tubarões e raias em águas Europeias e todas as organizações e indivíduos intervenientes (Comissão Europeia, Shark Alliance, APECE, etc.) estão de parabéns! Até o Comissário Europeu das Pescas, Joe Borg, fez questão de nos vir dizer isso mesmo pessoalmente, como poderão verificar no lado direito da foto de grupo!

 
 
28.01.09 PRÉMIO "SEEDS OF SCIENCE" PARA ANDRÉ AFONSO
O Prémio Seeds of Science na categoria "Júnior" - que se destina a galardoar jovens cientistas até ao doutoramento (inclusive) - vai ser entregue ao biólogo André Sucena Afonso. Parabéns ao André (!) que, como se recordarão, é um dos múltiplos vencedores de Bolsas da APECE. Clique AQUI para ler a notícia completa. E clique
AQUI para ver todas as bolsas que a APECE já atribuiu.
 
 
Clique aqui para ver as nossas notícias de 2007 e 2008
 

mail@apece.pt
Rua Jorge Castilho 1613, 7ºC
1900-272 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351) 96 732 7937
Vídeofone: 300 302 055
Fax: (+351) 21 840 4364

A APECE é membra da Ocean 2012, organização dedicada a promover a sustentabilidade da exploração dos oceanos quando da reforma prevista, pela Política de Pescas da União Europeia, para 2012.

Qualquer pessoa que se interesse por elasmobrânquios é bem vinda à APECE. Basta enviar-nos um e-mail com as seguintes informações:

1. Nome:
2. Data de nascimento:
3. Morada p/ correspondência:
4. Código postal:
5. Telefone/telemóvel:
6. Fax:
7. E-mail:
8. N.º de B.I.:
9. Habilitações académicas:
10. Afiliação/cargo:
11. Como descobriu a APECE?

As quotas são de €25/ano e destinam-se unicamente a custear despesas decorrentes do funcionamento da associação, ex. correio para os sócios, etc. Os sócios da APECE tornam-se automaticamente membros da European Elasmobranch Association e recebem a newsletter oficial deste organismo, SharkFocus.

As quotas podem ser pagas por vale postal, cheque (endereçado à APECE) ou por transferência bancária:

A partir da Caixa Geral de Depósitos: conta número 0106 002311 230
A partir de outros bancos: NIB 0035 0106 0000 2311 230 55